PROTELAÇÃO
- Jiham Souki
- 26 de set. de 2023
- 3 min de leitura
Já se tornou vício, o ato de reclamar que o mundo moderno nos consome de tal maneira que não encontramos tempo para realizar as atividades que gostaríamos realmente de fazer.
O hábito de protelar está dentre as manias que julgo ser uma das mais prejudiciais para a vida de qualquer pessoa.
Quando uso a palavra protelar quero colocar o que percebo nas relações e o que acontece no íntimo de cada um.
Muitos protelam atividades profissionais e pessoais que seriam importantes cumprir. E isso gera desconforto e irritabilidade, pois cada a cada dia as promessas são renovadas, mas a ação é pouca.
Outro fator da protelação está relacionado ao afeto e explicitação do querer bem.
As pessoas ao mesmo tempo em que querem expressar sentimentos se deparam com tanto medo do que acontecerá se expressá-los que tem como comportamento adiar o elogio sincero e o toque.

Nas famílias pode se perceber isso mais claramente. As pessoas se gostam, mas quando é para falar se sentimentos todos paralisam. Alguns, ou melhor, a maioria tem vontade de ganhar um abraço do pai ou da mãe ficando na expectativa misturada com decepção do afeto que não vem.
Muitos não expressam amor, carinho e bem querer se justificando que estão muitos atarefados, e com a “cabeça quente” protelando dar afeto e assim receber carinho e atenção. Acreditam que o amor está subentendido pelos demais.
Não somente a expressão de bons sentimentos é adiada. Há também a protelação de tomar uma decisão sobre algo que está angustiando.
Protelar nos desgasta mais do que possamos imaginar. Quando delongamos determinada situação somos consumidos pela aflição e ficamos presos na situação. Tendo a dificuldade de ter poder para administrar a própria vida. Pode até acontecer um alívio imediato o adiamento, no entanto depois os sentimentos que surgem são de culpa ou incapacidade de realizar o que está sendo “empurrado com a barriga”
Parece insanidade, mas muitas pessoas protelam viver bem. Isso acontece quando não resolvem conflitos que estão tomando proporções incompreensíveis.
Uma montanha de ideias surgem e são automaticamente proteladas. Então visitar um amigo, fazer uma ligação ou se divertir vai ficando para depois. È o mais interessante de tudo isso é que todo mundo quer viver melhor.
Mas o cerne da questão está em ser mais verdadeiro consigo mesmo e assumir novas posturas perante a vida. O primeiro passo é fazer algo por si, e expressar o que sente de bom pelo o outro.
Evitar postergar problemas é uma boa maneira de simplificar a vida e ter tranquilidade.
É relevante refletir sobre o que você está perdendo ao protelar qualquer coisa na sua vida seja de ordem emocional ou profissional.
Rever e solucionar o que está há muito tempo adiado contribui para o ânimo e a disposição fazerem parte do seu dia a dia.
Muitas vezes o desejo de querer solucionar tudo, faz com que a pessoa se desestabilize tendo como aliado o estresse e a dificuldade na finalização de uma atividade.
Se você está insatisfeito ou insatisfeita consigo ou com relacionamentos amorosos, pessoais, profissionais e sociais sugiro que reavalie o que você está protelando fazer ou expressar.
È viável refletir quando algo não vai bem. Isso possibilita encontrar novas maneiras tornando-o mais assertivo e propiciando usufruir de bons momentos.
Então viva, trabalhe e priorize o que precisa ser resolvido. O resultado será leveza e sentimento de “missão cumprida”.
Sua Vez!
Já protelou algo e depois sofreu más consequências?



Comentários